Blog Abrace o Vale

O novo perfume da serra

Já conhecida pelo clima, hospitalidade e belezas naturais, a cidade de Cunha, no alto do trecho paulista da Serra do Mar, há alguns anos passou a chamar atenção por outro atrativo, o aroma. Uma plantação de lavanda tem feito sucesso entre os turistas e moradores da região, que visitam o local para curtir a beleza e o perfume das exóticas flores de cor lilás.

Ocupando uma área de quatro alqueires no alto de uma colina às margens da rodovia que leva a Paraty. O Lavandário abriga hoje cerca de 40 mil pés da planta de origem mediterrânea, que se adaptou muito bem ao solo e às temperaturas do município localizado a cerca de 1.300 metros acima do nível do mar.

“É um lugar muito bonito, com uma vista de tirar o fôlego. Caminhar ali em meio aquele mar de cor lilás proporciona uma vibração muito gostosa”, contou a assistente administrativo Priscila Dias Vasconcelos, de 34 anos, que já visitou a propriedade duas vezes. “Primeiro fui com meu marido, depois voltei para levar minha mãe, que ficou super curiosa quando falei do lugar. É realmente é um passeio muito gostoso, valeu muito a pena conhecer.”

Aberto de sexta a domingo, O Lavandário chega a receber em média 300 pessoas por fim de semana. Nos feriados esse movimento aumenta e bate a casa dos 500 visitantes. Turistas que se deliciam com a colorida paisagem. “Para quem gosta de fotografia como eu, o lugar é perfeito, as cores e a simetria da plantação criam um cenário bem lúdico, principalmente no por do sol. Você tem mesmo a impressão de estar na Europa”, descreveu o produtor de audiovisual André Lemos.

Turismo

“Desde o início a ideia foi aliar a produção a um atrativo turístico, aproveitando a vocação do município e deu muito certo. Hoje as pousadas da região nos indicam para os hospedes, que chegam aqui fazem selfies, postam nas paginas sociais, ai os amigos curtem e acabam querendo conhecer e assim, recebemos cada vez mais visitantes”, explicou a proprietária do empreendimento Fernanda Freire.

Além das selfies, os viajantes ainda podem levar uma variedade de suvenires para casa. Na loja da propriedade estão à venda perfumes, sabonetes, cremes e guloseimas, produzidos com a essência das flores colhidas na própria fazenda. Entre as opções, estão algumas receitas exóticas como sorvete, chá, cupcake, torta e biscoitos sabor lavanda.

“Outro dia recebemos um senhor que queria comprar sabonetes, pois a filha levou para ele de lembrança ele usou, gostou e queria levar mais para uso próprio. Isso deixa a gente muito feliz, pois significa que nossos produtos realmente agradam os visitantes e está comum as pessoas voltarem mais de uma vez”, comemorou Fernanda.

Flagrância do Sucesso

A ideia de criar o empreendimento surgiu depois de uma visita de Fernanda à Provença, região no sul da França, famosa pelos campos de lavanda. “Ao lado das uvas para os vinhos e das olivas para o azeite, o cultivo de lavanda é um negócio muito forte naquela região e conhecer aquilo me inspirou a tentar trazer as flores para o Brasil”, contou.

O primeiro desafio foi encontrar um lugar com condições semelhantes ao clima do mediterrâneo europeu. “Também sou produtora cultural e durante um trabalho que realizava em Cunha percebi as semelhanças da região com a Provença e resolvi fazer uma experiência.”

Foi então que em 2011 ela adquiriu uma propriedade no município e plantou as primeiras mudas da planta. “Foi difícil, pois os agrônomos brasileiros não conhecem a lavanda e acabou sendo um trabalho de tentativa e erro até encontrarmos uma forma para o plantio. Fiz canteiros experimentais com diversas combinações de tratamento de solo até encontrar um modelo que deixou as plantas saudáveis, viçosas e floridas.”

E elas floriram, 9 anos depois a propriedade já tinha mais de sete mil pés de lavanda e atualmente esse número mais que quintuplicou, resultando em uma produção mensal de oito litros de essência, a matéria prima para os inúmeros produtos oferecidos aos visitantes e agora também aos internautas.

“Recentemente começamos a vender para a internet e estamos tendo um retorno muito positivo. Nosso produto é diferenciado e acaba sendo um presente de muito requinte”, conta feliz a empresária.

Como chegar

O Lavandário fica no 54,7 km da rodovia vice-prefeito Salvador Pacetti (SP 171), à 8km do centro de Cunha e a 37 km de Paraty.

 

Por Wilson Silvaston

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Posso ajudar?
Olá! 🤗
Como podemos ajudar?